Outubro chuvoso: Como proteger meu carro de enchentes, tempestades e granizo?
Com previsão para chuvas fortes nas próximas semanas, fique atento e saiba como proteger seu veículo.
Outubro é um mês de clima instável, tipicamente como acontece no verão brasileiro. Por isso, é sempre muito importante contar com uma cobertura adequada e garantir que o seu seguro tenha cobertura para desastres naturais, garantindo proteção do seu veículo em casos de alagamento, chuva de granizo e outros danos causados pelas forças da natureza.
Porém, muitos motoristas ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do seguro.
Pensando em te ajudar a fazer a melhor escolha, listamos os pontos mais importantes dessas coberturas, com dicas para assegurar que você receba sua indenização, evitando maiores prejuízos.
Ficou interessado? Então, acompanhe este post para saber mais!
Alagamentos e enchentes
Na primavera e no verão, é muito comum nos depararmos com fortes tempestades que surgem de repente, e muitas vezes, também param de repente.
Essas tempestades, apesar de momentâneas, costumam causar muitos estragos nas cidades, podendo provocar alagamentos que muitas vezes também podem prejudicar seu veículo.
Para proteger o seu veículo de danos causados por alagamentos e enchentes, você deverá escolher na contratação coberturas que cubram danos causados por eventos da natureza.
Mas fique atento com alguns pontos:
Quais coberturas foram contratadas: Observe sempre em sua apólice, ou junto com seu corretor de seguros, se suas coberturas tem indenização para esses fenômenos da natureza, pois em coberturas específicas apenas para roubo e furto, por exemplo, seu automóvel não estará segurado em casos de enchentes e alagamentos.
Outro ponto que devemos reforçar é que em algumas situações, mesmo com as coberturas específicas, o seu seguro poderá não indenizar. Esses casos acontecem quando o risco do sinistro (acidente) é agravado pelo próprio motorista, como por exemplo, decidir atravessar um alamento por conta própria sabendo que não é a melhor escolha. Ao fazer isso, o segurado assume o risco e imediatamente perde seu direito à indenização.
Portanto, para garantir que seu seguro irá cobrir a esse tipo de evento, nunca exponha seu carro intencionalmente às situações de risco.
Chuva de granizo
A chuva de granizo também está dentro dos eventos naturais que podem danificar muito os veículos que estão expostos ao tempo. Além do mais, juntamente com a chuva de granizo, ainda pode ocorrer quedas de árvores e até mesmo desmoronamentos durante as fortes tempestades.
Além da cobertura para eventos da natureza, ainda existe a possibilidade de contratar um tipo de cobertura adicional para para-brisa e vidros do seu veículo. Dessa forma, ainda que não haja nenhum estrago na lataria, mas sim vidros trincados, você tem a opção de pagar apenas a franquia dessa cobertura específica, que geralmente conta com um valor muito menor.
Assim como no tópico anterior, nesses casos também é válida a regra de que o segurado não pode de forma alguma, aumentar intencionalmente o risco de danos ao veículo.
Ao que tudo indica, ocorrências climáticas tem se intensificado em todo o mundo. Em boa parte do Brasil, chuvas fortes, enchentes e granizo surgem com mais frequência provocando perdas e danos significativos.
Segundo o site Inmet, nos próximos dias os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas devem receber as maiores chuvas.
Fonte: Inmet
Existem muitos casos em que os veículos que são atingidos por um desses fenômenos da natureza, podem ter prejuízos que chegam à perda total do carro.
O que deve ser considerado na hora da escolha do seu Seguro Auto:
Já está mais que claro que o seguro para seu carro é indispensável, mas há alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher:
Identifique suas reais necessidades
Sua realidade é o que mais deve ser levado em consideração na hora da escolha de suas coberturas. É necessário que você identifique as situações de risco que você pode ficar vulnerável em seu dia-a-dia, principalmente se essas situações estão ligadas à sua rotina diária.
Coberturas necessárias
Para que suas necessidades sejam atendidas, confira atentamente as coberturas que foram oferecidas para você, a abrangência dessas coberturas e quais situações que você poderá acioná-las.
Cada pessoa tem um perfil de risco para ocorrências diferentes, ou seja, o seu local de trabalho, moradia, ou até mesmo onde estaciona seu carro podem ser fatores determinantes para a escolha das coberturas e seus valores. Para ajudar a você a escolher as coberturas que melhor te atende temos um time de consultores disponível a todo momento.
Qual é o melhor momento para fazer Seguro Auto
A resposta para essa pergunta é mais simples do que você imagina: O melhor momento para contratar seu Seguro Auto, é logo após a compra ou troca do veículo.
Lembrando que não importa se é um veículo zero km ou usado, a necessidade de proteção é a mesma para ambos os casos.
LEIA TAMBÉM:
É HORA DE COMPRAR OU TROCAR DE CARRO?
POR QUE OS CARROS ESTÃO TÃO CAROS NO BRASIL?
É MAIS VANTAJOSO TROCAR OU RECUPERAR SEU PARA-CHOQUE?
VIDEO: